Treino Intervalado – Garmin Connect

Aviso: Esse é um dos grandes, você vai precisar de um tempo para ler e entender esse post. Mas depois disso tudo, você estará um passo mais próximo de se tornar iluminado!

Vários amigos me fazem perguntas sobre o funcionamento dos relógios da Garmin.

Em nosso grupo de treino, várias pessoas tem esse brinquedinho, mas infelizmente, a maioria não sabe usar nem metade do que o relógio oferece como uma ferramenta de treino.

Hoje vou mostrar passo a passo como montarmos um treino intervalado. Não importa a complexidade do seu treino, com esse post, mostro a vocês como preparar qualquer treino no site da Garmin.

Garmin ANT Agent

Garmin ANT Agent

Antes de começarmos, tenha certeza de que o Garmin ANT Agent está instalado. É aquele ícone do “Mickey” cinza na barra, perto do relógio.

Frequentemente nosso treinador nos passa algum treino intervalado. Hoje eu inventei o treino abaixo como um exemplo.

 

Treino Intervalado:

  • 5 min de aquecimento
  • 4x 500m @ 5:20 / 200m trote
  • 2km @ 5:30
  • 4x 300m @ 5:10 / 200m trote
  • Cool down (essa parte é só para marcar o final do treino, para que o relógio marque até a hora que eu parar de correr)

 

Lembrar disso tudo durante a corrida é meio complicado, ainda mais quando está faltando oxigênio para o cérebro funcionar corretamente! 😉

 

Ok, vamos começar. Abra seu navegador preferido, e vá para o endereço: http://connect.garmin.com/dashboard

Se você não tem login, então crie um clicando em “Sign In”, depois em “Don’t have an account? Create One”. Caso contrário, o site te fará baixar o ANT Agent novo (que é uma porcaria, o programa antigo e que funciona melhor).

Com a sua conta criada, vamos ao nosso treino intervalado.

Passe o mouse por cima de Plan e clique em Workouts. Isso nos levará para a página aonde montaremos nosso treino:

Garmin Connect

Garmin Connect

 

Essa tela é bem mastigada, mas mesmo assim, vou explicar cada campo, para ficar mais fácil ainda:

No campo “Untitled”, colocaremos um nome para nosso treino.

Workout Type, escolheremos o Running, mas podemos criar um intervalado para bicicleta, natação ou outros.

Clique em “Add Step” para criarmos o primeiro passo no nosso treino:

Workout 0

Aqui nós temos todas as opções de combinações que podem ser montadas. Temos muitas opções, podemos montar treinos simples até treinos muito complexos, só depende do seu objetivo.

Workout 1

Vamos criar um “Warm Up”, já que a nosso treino começa com um aquecimento de 5min.

No campo “Duration”, selecionei “Time” e digitei 5:00 (5 minutos e 0 segundos).

Em “Target”, deixei sem objetivo, já que é um aquecimento, não vamos nos matar ainda, ne?

Quando terminar de montar cada passo, não esqueça de clicar em “Done”.

Workout 2

Agora vamos adicionar a parte do intervalado.

Clique em “Add Repeat”, escolha a quantidade de vezes que o intervalado será repetido. No nosso caso 4 vezes.

Não esqueça do “Done”!

Agora clique em “Add a step”, dentro do nosso intervalado.

Workout 3

Workout 4

Clique no lápis amarelinho do lado direito, esse é o nosso botão de editar o passo.

Nessa parte, escolheremos o tipo “Interval”.

Selecione “Distance” e complete a distancia do intervalo, 500m ou 0,5km.

No campo “Target” selecione “Pace” e complete a velocidade.

O GPS é uma ferramenta militar. O sinal de GPS disponibilizado para o público geral, ou melhor para os civis, tem uma variação de alguns metros, portanto não é exato. Gosto de deixar um intervalo de 0:10 min/km, além do erro do GPS, é difícil manter exatamente a mesma velocidade durante um tiro.

Nossa velocidade no treino é 5:20 min/km, portanto eu digitei o “Pace” entre 5:15 e 5:25. Se seu relógio falar que você está dentro da zona desejada, está perfeito! Terminou? “Done”!

Workout 5

Agora vamos à recuperação do tiro.

Essa parte não tem muito o que cutucar. Adicione um “Step” novo.

Repare que esse novo passo estará fora do nosso quadrinho de intervalado. Nós vamos ter que movê-lo para dentro do intervalado mais tarde.

Selecione “Recovery”, a distância ou tempo e termine com o “Done”.

Workout 6

Agora vem a parte meio chata que é mover a nossa Recuperação para dentro do intervalado. O site facilita em muita coisa, mas precisa de um pouco de malandragem para achar o lugar certinho.

Clique e segure o mouse nas listrinhas do lado esquerdo, arraste para dentro do nosso intervalado e solte.

Workout 7

Maravilha!! Já temos um treino intervalado bem básico montado!

Mas vamos continuar montando o treino sugerido.

O próximo passo é uma corrida contínua de 2km @ 5:30 (entre 5:25 e 5:35).

Adicione outro “Step”.

Selecionei “Interval”, “Distance” e “Pace”.

Esse passo não será repetido, portanto ele deve ficar fora do campo do intervalado. “Done”.

Workout 8

Agora vamos ao segundo tiro do treino!

Clique em “Add Repeat”, podemos adicionar quantos passos ou repetições forem necessárias!

Seguiremos os mesmos passos do primeiro tiro.

Escolha a quantidade de vezes que o intervalado será repetido, no nosso caso serão 4x 300m @ 5:10 (entre 5:05 e 5:15) com 200m de trote ou recuperação.

Adiantei-me e criei um último passo que será o “Cool Down”, sem características específicas.  É só um trote para terminar o treino.

Gosto de fazer isso para que o relógio continue gravando o treino até eu parar de correr. Já que o treino pode parar a alguns metros do lugar inicial. O que você vai fazer? Parar e ir andando? Eu continuo trotando até chegar no final.

“Done”.

Ainda tem um campo onde podemos adicionar alguma nota ao treino. Acredito que essa anotação não passará para o relógio, deve ser só para o site mesmo.

Workout 9

Caso tenha criado um passo a mais ou um passo errado, podemos editar clicando no lápis amarelo ou deletá-lo clicando no “Xzinho” vermelho do lado direito do campo.

Nosso treino está muito bonito e colorido. Mas como passamos esse negócio para o relógio?

Primeiro clique em “Save”.

Depois em “Send to Device”.

Workout 010

Aqui em casa somos dois corredores, a Patroa e eu, cada um tem seu relógio, portanto selecione o relógio desejado.

Workout 011

Beleza!

Treino enviado com sucesso!

Workout 012

Agora sim, aonde foi parar aquele relógio laranja feio?

Tá na hora de ligá-lo, já que o treino foi enviado do navegador para o Garmin ANT Agent, ou melhor para o “Mickey”.

Em poucos segundos o computador deveria se comunicar com o relógio e passar o treino. Esse processo é bem mais rápido do que passar o treino para o Garmin Connect.

Garmin ANT Agent 2

Quando passar, deverá aparecer a mensagem abaixo:

Garmin ANT Agent 3

Agora sim!

Terminamos!

Vai lá correr!!

Para selecionar nosso treino bonito no seu Garmin mais bonito ainda, basta entrar no Menu, selecione Training – Workouts – Custom, nosso treino “Intervalado” vai aparecer nessa telinha, selecione-o e aperte o botão “Enter” no seu relógio, “Do Workout”.

Aperte o botão “Start” para iniciar seu treino!

Bom treino intervalado!

 

Downloads:

Garmin ANT Agent para Windows – http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=3741

Garmin ANT Agent para Mac – http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=4417

 

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